terça-feira, 25 de março de 2014

Magia Cinzenta




À semelhança da Magia Amarela, esta também não é uma nomenclatura reconhecida por seus praticantes, que geralmente estarão se definindo como praticantes de Magia Natural, isso quando não ocorre uma certa confusão com práticas de Alta Magia em alguns casos como Magia Branca por exemplo.

 

Quando não estes estarão se identificando como praticantes de Bruxaria ou de Feitiçaria, o que de certa forma também acabaria sendo uma definição bastante acertada em boa parte dos casos. Por vezes também acaba sendo definido como Xamanismo.

 

Com o passar do tempo certas tradições religiosas e ritualísticas, bem como conhecimentos sobre o uso de recursos naturais com fins terapêuticos, foram sendo incorporados à cultura popular entre os povos antigos em todos os continentes.

 

Atualmente no Brasil vemos tradições Européias que deram origem a atividades como das Benzedeiras, bem como veremos diversos tipos de Curandeiros que guardam tradições Africanas e Indígenas.

 

Vemos neste caso que diferentemente da Magia Branca e à semelhança do que se vê na Magia Negra, o que temos é o predomínio de práticas individuais, sendo que nem sempre o praticante da Magia Cinzenta estará assumindo a função de Sacerdote.

 

É comum que estas práticas tenham fins religiosos ou terapêuticos, no que se vê o uso ritualizado de recursos naturais, muitas vezes quando o foco é religioso se fará uso de enteógenos e substâncias capazes de produzir estados alterados de consciência.

 

Alguns de seus conhecimentos acabaram de tal forma se espalhando que vieram a se tornar crenças populares como as chamadas "Simpatias", sendo que neste caso pode-se melhor definir como práticas de Feitiçaria, já que não requerem nem que o indivíduo seja um Mago, nem tão pouco exigem que o indivíduo possua quaisquer aptidões especiais que pudessem defini-lo como Bruxo.

 

Em determinados contextos variações de Magia Cinzenta acabam sendo praticadas por centros religiosos, por vezes ligados ao Espiritismo até mesmo Kardecista. Sendo que os principais elementos que definem essa forma de Magia é o uso de rezas, orações, bênçãos, bendições etc.

 

Tal como vimos na Magia Amarela também aqui a ação do oficiante será indireta, quer seja através do uso de recursos e forças da natureza, como por meio de invocações, embora neste caso sejam de natureza distinta pois o enfoque assim como na Magia Branca será num sentido do Material para o Espiritual, por isso as práticas invocatórias são mais voltadas a levar o indivíduo a experimentar outros estados de consciência.

 

Assim vemos várias modalidades de Espiritismo, que na maioria dos casos negarão estarem praticando alguma forma de Magia. Seus trabalhos serão realizados igualmente por Guias, Orientadores e Correntes Espirituais Colaboradores desencarnados, bem como se evoca Divindades, Egrégoras e Forças da Natureza, ou seres angelicais com o fim de levar o indivíduo a experimentar diferentes estados de consciência próprios do contato espiritual com cada tipo de força ou entidade.



Outro ramo de praticantes desta modalidade de Magia são os que seguem doutrinas e direcionamentos New Age, que se utilizam de adaptações de tradições principalmente Européias e Asiáticas.

 

Veremos uma diversidade de práticas e procedimentos distintos nesses meios, que terão em comum aquilo que os distingue das demais modalidades de Magia, sendo o uso de Recursos Naturais com enfoque em estados psíquicos, lidando com elementos etéricos e astrais, sem uma ênfase nos princípios Mentais, sendo assim distinta das modalidades de Alta Magia como Magia Negra e Magia Branca.

 

E da mesma forma notaremos que o uso de invocações tem propósitos distintos daqueles da Magia Negra e Amarela, não fazendo uso do elemento dos Sacrifícios que é mais característico da Magia Amarela, embora em muitos casos trabalhe com o conceito de Oferendas em especial nas vertentes Africana e Asiática.

 

Seus trabalhos destinam-se à solução de problemas de ordem Material, em geral referentes a Saúde e Bem Estar Físico e Psicológico. Podendo o oficiante atuar em conjunto ou individualmente lidando com Energias Etéricas e Astrais diretamente ou indiretamente, se valendo de Egrégoras e Entidades que venham a lhe auxiliar e realizar as obras.

 

Muitas vezes aqui o conceito de Sacrifício será entendido como algo pessoal do indivíduo que se sacrifica por seu semelhante na dedicação a seu trabalho, sendo nisso semelhante à Magia Branca e tornando essa modalidade bem vista pelos seguidores do Caminho da Mão Direita.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.