quinta-feira, 20 de março de 2014

Magia Amarela



Conhecida como Magia Natural ou com outras denominações específicas de cada ramo ou instituição que a pratica está é caracterizada por tratar de questões materiais, sendo que a semelhança da Magia Negra esta se propõe trazer do espírito para a material, sem no entanto se dedicar a buscar nas altas esferas espirituais por tais forças, recorrendo então a Forças da Natureza e à intermediários que venham a intervir trazendo eles sim Forças mais elevadas para cumprir o que lhe tenha sido solicitado pelo oficiante.

 

Esta classificação é bem pouco aplicada nesses casos, sendo que normalmente não é aceita por seus praticantes, que muitas vezes se dizem praticantes de Magia Negra, ou de Magia Natural, ou ainda preferem se definir por suas práticas religiosas, que frequentemente são associadas a esta modalidade de Magia.

 

Diferente do que ocorre no caso da Alta Magia, neste caso, em que se poderia classificar como Baixa Magia, não é essencial que o oficiante seja um Mago, podendo ser um Bruxo ou um Feiticeiro, sendo que esta distinção cheguei a abordar no texto "Bruxaria".

 

O que se pode observar é que quando praticada por um Mago este terá uma consciência mais clara de todo o processo que estará sendo realizado em cada trabalho, de modo que Bruxos estarão normalmente confiando muito mais em sua intuição e sua percepção e o Feiticeiro no cumprimento do rito e na técnica empregada.

 

O fato de não ser classificada na mesma categoria que a Magia Negra não faz com que seja menos efetiva e nem inferior em qualquer sentido, apenas se faz necessário que haja essa distinção para que se esclareça não se tratar da mesma coisa, pois é muito comum que haja grande confusão entre as duas modalidades, mesmo por parte de alguns praticantes.

 

A cultura popular veio por criar grande mistificação em torno das práticas de Magia Amarela, sendo que ela é muitas vezes tida como detentora de poderes maiores que quaisquer outras formas de Magia. Isto se deve em parte por ser uma prática bastante recorrente daqueles que seguem o Caminho da Mão Esquerda e também pelo encanto e o fascínio que essas modalidades mais sombrias exercem sobre as pessoas.

 

Trata-se de um ramo de Magia muito antigo e tradicional em culturas que preservaram tradições ancestrais como encontramos nos países Africanos por exemplo. Aqui no Brasil é bastante comum se encontrar essa forma de Magia em Templos de Religiões de Matriz Africana. Geralmente este tipo de trabalho costuma ser distinguido daquilo que seria a Magia Cinzenta, sobre a qual falaremos a seguir, muitas vezes se encontrando num mesmo templo a realização de ambas as modalidades, sendo conhecidas popularmente como "Casas Cruzadas". Esta forma de Magia é definida como "Trabalho com a Mão Esquerda" ou simplesmente com "A Esquerda".

 

Outro ramo que encontramos é aquele das tradições resgatadas das antigas Bruxas da Idade Média Européia, tendo sido aquele um período áureo para difusão dessas práticas de Magia, de modo que muitas vezes ela é também chamada de Bruxaria ou Feitiçaria.

 




Assim a definição de Magia Amarela se aplica a uma variedade bastante vasta de atividades distintas, de origens e culturas diversas, que têm em comum alguns aspectos que a distinguem da Alta Magia, ou seja da Magia Branca e da Magia Negra, bem como também se distingue de outras formas de Bruxaria, Feitiçaria ou Magia Natural que viríamos a classificar como Magia Cinzenta.

 

Esta não se define como sendo Alta Magia por não ter o elemento Mental como ponto central da realização dos Trabalhos, sua atuação envolve elementos menos simbólicos e mais objetivos, bem como a interação direta com elementos da realidade Astral e Etérica, de modo que a realização dos Atos Mágicos é indireta, não dependendo tanto do Mago em si mas sim de sua interação com os seres e forças da natureza que virão a realizar as obras.

 

O que principalmente identifica esta modalidade Mágica é o uso não apenas de Invocações como no caso da Magia Negra, mas também do uso de Sacrifícios e Oferendas. Sendo que os ritos envolvem a utilização de alimentos, bebidas alcoólicas, sangue de animais sacrificados etc.

 

Em geral as entidades invocadas são de natureza distinta daquelas invocadas na Magia Negra, sendo muitas vezes Magos, Bruxos e Feiticeiros desencarnados, seres Elementais, Egrégoras, além de ocasionalmente se recorrer à manifestação de Entidades Demoníacas Internas e certas categorias específicas de seres Angelicais ligados à Forças Instintivas e laços consangüíneos de ancestralidade.

 

Outra distinção é a questão dos propósitos e objetivos buscados pelos Atos Mágicos, que não visam qualquer questão relativa ao Desenvolvimento Espiritual, mas sim a manutenção de questões do cotidiano, relacionamentos, relações de trabalho, assuntos relativos a dinheiro e propriedade, bem como rixas e conflitos interpessoais.

 

Sendo assim, esta modalidade de Magia se destinaria muito especialmente em cuidar das condições nas quais o indivíduo se encontre em sua vida material e social. Outra característica é a prática das negociações, de modo que os Trabalhos Mágicos são negociados com aqueles que os solicitam, da mesma forma que ocorrem negociações entre o Oficiante e as entidades invocadas.

 


6 comentários:

  1. Hum, nunca tinha ouvido falar de Magia Amarela... há algum livro sobre isso?
    Eu normalmente vou ao free Ebooks para livros (http://portugues.free-ebooks.net/), tem lá secções de magia, astrologia e ocultismo... mas não encontrei nada sobre isso! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana,

      Boa parte do que posto é fruto de tradição oral, mas de um jeito ou de outro esse sistema de classificação é bastante antigo então é mais difícil encontrar o tema abordado em obras atuais.

      Encontrei uma breve menção numa pequena publicação da Editora Kier da Argentina, Manly P. Hall, "Magia - Un Tratado sobre Ocultismo Natural", de 1963, em espanhol.

      Excluir
  2. seus temas abordados são excelentes, parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  3. excelente as postagens do seu blog, parabéns.......

    ResponderExcluir
  4. "...além de ocasionalmente se recorrer à manifestação de Entidades Demoníacas Internas e certas categorias específicas de seres Angelicais ligados à Forças Instintivas e laços consangüíneos de ancestralidade."

    Só me explique esta parte amigo, nesse caso essas "forças instintivas" seriam no candomblé e outra religiões afro-brasileiras os ditos Orixás?

    ResponderExcluir

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.