quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os Buscadores


Já vi muitos em nosso meio se definindo como "Buscadores" e a escolha deste termo traz em si uma definição bastante abrangente. De certa forma o termo tem sido utilizado para definir uma classe específica de estudiosos dos mistérios da natureza. No entanto a variedade de tipos de Buscadores é muito grande, a tal ponto de podermos dizer que cada Buscador será diferente e único.

Ainda assim, é possível estabelecermos definições mais específicas que permitam descrever melhor a condição na qual se encontra cada indivíduo, isto se nos perguntarmos e formos sinceros ao responder a seguinte pergunta:

- O que eu estou buscando?

Isto permite que possamos definir até que ponto aquilo que procuramos no estudo das Ciências Ocultas está tendo resultado. Claro que com isto podemos ser mais objetivos em nossa busca, sem considerar que aquilo não estejamos buscando não seja digno de ser buscado, pois poderá ser justamente o objetivo principal de outro buscador.

O Ocultismo, ou Ciências Ocultas, como conjunto de conhecimentos, é em si algo comparável a uma grande área plana, sem estradas, sem placas de sinalização, sem pontos de referência. Deste modo só encontra o que procura aquele que souber definir exatamente o que está procurando.

Infelizmente neste exemplo, o que vemos atualmente como buscadores, são indivíduos que vagam por esta planície seguindo uns aos outros e se alternando ora como seguidores, ora como líderes, sem no entanto estabelecerem uma rota definida através deste território tão amplo do Ocultismo.

As antigas e tradicionais Escolas Esotéricas se prontificavam a determinar rotas para serem seguidas, apenas a questão é que tais rotas pré-estabelecidas, muitas vezes não satisfaziam os interesses dos buscadores, que por vezes estariam buscando coisas bastante diferentes daquelas oferecidas por tal organismo.

Assim muitos começaram a buscar trilhar sozinhos seus próprios caminhos, mas infelizmente vemos muitos andando em círculos, ou sem uma direção definida apenas seguindo cada nova moda, ou cada nova promessa daquilo que estiverem buscando.

O que move os buscadores em suas buscas não é diferente daquilo que move todo e qualquer ser humano, sendo que somos naturalmente movidos por impulsos bastante primitivos e simples. A diferença ocorre apenas no grau de sofisticação e variação em torno de cada tema. Os interesses e necessidades humanas são bastante comuns e simples quando se analisa desconsiderando tais variações.

Podemos classificar tais interesses tomando por base uma interpretação menos ortodoxa de quatro personagens bastante conhecidos e comentados do enigmático livro do Apocalipse, onde encontramos descrições que definem de modo simbólico desafios básicos da vida humana nos mais diversos níveis, bem como aspectos de nós mesmos que frequentemente nos assombram.
 
 
Primeiro tomemos a figura do Cavaleiro montado no Cavalo Esverdeado, que foi identificado como a Morte. O desejo e a busca pela vida e por mantê-la e defendê-la a todo custo é muitas vezes um objetivo natural a ser buscado. A possibilidade de ter controle sobre algo tão inevitável e natural, muitas vezes se torna até mesmo uma obsessão para determinados indivíduos. Algumas vezes esta busca por obter tal nível de controle é movido por algo bem mais simples e primitivo, que seria justamente o medo de morrer, o medo de perder tudo que foi conquistado neste mundo.

Tal sentimento leva a um determinado tipo de Buscador, que muitas vezes não estará buscando apenas nas Ciências Ocultas mas em toda a forma de conhecimento que lhe pareça ser capaz de lhe fazer alcançar tal objetivo.

Alguns buscam se defender da morte, com tratamentos de saúde, com mudança de hábitos alimentares, buscando adquirir força física, e em outros casos procuram por forças "sobrenaturais", poderes, quer sejam espirituais, físicos, treinamentos, armas, dinheiro, autoridade, ou ainda há aqueles que acreditam na Morte como uma Entidade incorpórea a qual se possa agradar de tal forma que esta nos poupe.

Psicologicamente, em muitos casos há indivíduos que buscam assumir uma forma de "controle" da morte, determinando quando esta deverá ocorrer, buscando por ela voluntariamente como em alguns casos de suicidas.

Muitas vezes tais Buscadores encontram conhecimentos que os satisfaçam em locais onde o que esteja sendo oferecido seja uma promessa de "Poder". Muitos buscam o Satanismo, ou o Luciferianismo, com este sentimento. Como uma busca por compensar um sentimento de fragilidade frente à inevitabilidade da morte. Muitos assumem uma postura cética e materialista, buscando viver intensamente a vida material tanto quanto possa, vivendo intensamente cada dia como se fosse o último, usufruindo de todos os prazeres que teme perder com a morte.

Enfim, este Cavaleiro do Cavalo Esverdeado simboliza a realidade material em sua forma mais primitiva, a constatação de que no mundo físico tudo perece. Por mais que hajam diversos eufemismos e sofismas que se possa usar para nós mesmos, é preciso muita sinceridade para consigo mesmo para reconhecer que sua busca é movida por uma "fuga", por um sentimento de medo e fragilidade contra o qual nos revoltamos, por vezes violenta e irrefletidamente.
 
 
Vejamos o Cavaleiro do Cavalo Negro, ao qual por vezes chamam de "Peste", representando a Doença, a Fome, a Miséria, o Sofrimento, a Decrepitude, a Avareza, a Mesquinharia, enfim, muitas coisas das quais as pessoas naturalmente fogem, tudo aquilo que consideramos feio, desagradável, sujo, repulsivo, inferior. Esta fuga muitas vezes assume características vistas como positivas socialmente. Mas também aqui é preciso muita sinceridade para consigo mesmo para reconhecer que aquilo que move seus esforços e que motiva a sua Busca, é um sentimento de temor e repulsa, além de por vezes, preconceitos.

Alguns estarão buscando maneiras diversas de se manterem saudáveis, jovens e devidamente encaixados nos padrões de beleza impostos pela sociedade. Tal necessidade de adequação, muitas vezes nasce justamente de um sentimento de inadequação, de modo que isso leva a que tais Buscadores busquem por terapias alternativas, complementares, energéticas, quânticas, radiônicas e tantas outras que ainda forem inventadas.

A tendência geral ao lidar com as características simbolizadas por este Cavaleiro sombrio é a de buscar esconder as imperfeições, esconder as mazelas, a sujeira, a miséria, a avareza, os preconceitos, a mesquinharia, sob a capa preta da ignorância, negando tais coisas, fugindo destas, em procuras por realidades menos densas, menos materiais, buscando por luzes, cores e belezas que não são vistas neste mundo terreno.

Muitas vezes tais sentimentos levam a que Buscadores procurem por caminhos místicos, terapêuticos e mágicos, buscando em tudo aquilo que seja bonito, colorido, limpo, puro e inocente, para não precisar encarar os próprios sentimentos que lhe fazem se sentir sujos e impuros. É comum que encontrem a satisfação de sua Busca meio ao Movimento New Age.

Estes Buscadores buscam sinceramente conhecer a si mesmos, mas desde que não precisem encarar de frente este aspecto de suas personalidades que é simbolizado pelo Cavaleiro do Cavalo Negro.
 

Tomemos então o Cavaleiro do Cavalo Vermelho, conhecido como o Cavaleiro da Guerra. Tal guerra é travada constantemente dentro de nós mesmos e temos o costume de considerar que tal guerra seja travada entre o bem e o mal. No entanto ela é travada entre EU e o "Não-EU", e esta se estende e se reflete externamente em como interagimos em Sociedade. Neste caso estaremos apelidando o EU de Bem, e assim aqueles que estiverem favoráveis a mim, serão "do bem", e aqueles que me contrariarem serão "do mal".

Nesta guerra buscamos sempre estar do lado vencedor, mesmo que este nem sempre seja o que ganha as batalhas, mas sim aquele que heroicamente "faz a coisa certa", evidenciando o quanto o outro lado é mal e sem princípios. Esta guerra é alimentada por nossas Paixões e Aversões, por nossas emoções intensas, e por nossa busca por tais emoções.

Tais Buscadores estarão em busca de tudo aquilo que lhes dê razão, que lhes justifique as ações, que lhes dê a satisfação de estarem do lado certo, do lado do bem, do lado vencedor. Tais buscadores muitas vezes se satisfazem em manifestar seu extremismo, assumindo posturas passionais por suas convicções, levando ao fanatismo.

Muitas vezes encontram satisfação para sua busca em Igrejas Evangélicas, ou entre os Teóricos da Conspiração, ou ainda em Torcidas Uniformizadas, ou Partidos Políticos. Muitas vezes até mesmo o ceticismo e o ateísmo se tornam maneiras do indivíduo extravasar de maneira "justificada", "legitimada", ou ainda "oficializada", todos as suas aversões, preconceitos, paixões e extremismos.

É sempre desafiadora a condição de tais Buscadores, pois suas vidas são uma luta, na qual é preciso agir com rigor, pois os inimigos são "poderosos". Que nível de sinceridade não seria preciso para que tais Buscadores reconhecessem o que motiva sua Busca? Constatar que esta é movida por uma revolta interior, por intolerância e que esconde, sob um Manto Rubro de Virtude e Força, uma personalidade arrogante e beligerante, que não procura corrigir a si mesmo, mas sim, punir severamente a qualquer um que ouse revelar sua face rude.
 
 
Por fim, o Cavaleiro do Cavalo Branco, aquele que "veio vencedor e tornou a vencer", um rei coroado, em todo o seu esplendor, glória e soberba. Aparentemente nada do que se tivesse motivos para fugir, ou evitar. Mas, tais Buscadores não se satisfazem com Glória e Fortuna mundanas. Estes têm ambições mais elevadas e isso os leva frequentemente aos caminhos da espiritualidade, pois buscam por Glórias e Triunfos de proporções Divinas.

Tal indivíduo busca se mostrar verdadeiro, autêntico, simples, humilde, impessoal, altruísta, abnegado, e tantas outras qualidades que lhe enfeitam como uma coleção de medalhas brilhantes. Sua busca é movida por uma necessidade de reconhecimento, de que se evidenciem suas qualidades, em contraste a tudo o que eles condenam no mundo que os rodeia, luxos, riquezas, fama, tudo é tratado como algo menor, inferior, e o orgulho, a vaidade e a soberba são vistos como pecados mortais.

Em muitos casos o indivíduo assume uma postura de vítima, assume posturas servis que evidenciem seu "sofrimento", e usam cada lamúria como uma lâmina afiada que busca ferir acusando aos demais de seus "pecados". Que chances haveriam de alguém ser sincero o suficiente para consigo mesmo para reconhecer o teor de sua busca? Constatar que oculta sob uma Branca túnica de Pureza, uma personalidade extravagante, cuja soberba e a vaidade lhe dominam a tal ponto de, contrariando qualquer lógica, se martirizar na esperança de ter seu sacrifício reconhecido por Entidades Superiores e por elas ser glorificado.

De certa forma é bastante complicada a realização para tal tipo de Buscadores, pois o que eles buscam não é possível de ser encontrado neste mundo, e muitas vezes estes são indivíduos que já possuem conquistas consideráveis de riquezas, prestígio social, reconhecimento e ainda assim não se dão por satisfeitos. Muitas vezes é mais compreensível quem fuja de algo desagradável como nos outros casos, mas neste o indivíduo pode assumir uma postura contrária ao que é agradável, como uma busca por maior poder, ou por prazeres maiores do que os já conhecidos, pelo o que vale a pena qualquer sacrifício.

Muitas vezes eles estarão sujeitos a "delírios messiânicos", nem sempre iremos encontrar organizações que satisfaçam aos seus anseios, estarão procurando por coisas cada vez mais intensas e extravagantes, por vezes no consumo de alucinógenos, ou em cultos que envolvam o trabalho da mediunidade.
 

De modo geral vimos uma forma de classificar os Buscadores, embora existam muitos nuances, muitos indivíduos que por vezes se vêem motivados por mais de um destes estímulos. A descrição foi feita com base em casos mais extremos, de modo que a grande maioria vivencia condições menos nítidas dessas características.

Ainda que reconhecendo os impulsos primitivos que nos motivam inconscientemente, temos de levar em conta a nossa resposta consciente à pergunta. O que buscamos?

Vida? Prazer? Poder? Saúde? Riquezas? Prestígio? Superação? Afirmação? Transcendência? Pois inconscientemente a pergunta talvez devesse ser: De que fugimos?

Este entendimento está sendo compartilhado não como uma crítica, mas como uma proposta de reflexão, uma ferramenta de auto-conhecimento, pois nem sempre gostamos do que vemos quando olhamos pra dentro. Para isso é preciso um olhar imparcial para consigo mesmo, levando em conta que há em nós impulsos inconscientes, instintivos, primitivos, que movem nossas ações e que muitas vezes disfarçamos para nós mesmos e em prol do bom convívio social.
 
 

3 comentários:

  1. Tem alguém que vai a pé nessa busca, sem necessidade de cavalos?

    Fiquei sem coragem pra montar em um deles!

    ResponderExcluir
  2. -Um texto muito esclarecedor.
    -Um sutil convite a auto análise, afinal, quem busca deve saber: O que busca e do que foge.

    Todo meu respeito.

    ResponderExcluir
  3. Legal curti bem o seu blog, parabéns.
    Este é o meu se poder acesse-lo agradeço
    http://alusoesnouniverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.