quarta-feira, 29 de abril de 2009

Astrologia Esotérica

 
Existem certos conceitos astrológicos utilizados por estudantes das Ciências Ocultas, que não correspondem ao estudo metódico da Astrologia como é entendida atualmente.
 
Alguns destes conceitos os Astrólogos de hoje, que não possuam explicações que os justifiquem, acabam por sumariamente desconsiderá-los, tomando-os por folclóricos.

Mas a questão é que estes conceitos, tendo sido mantidos dentro da Astrologia, denunciam sua origem oculta, que levava em consideração questões que hoje em dia no meio Astrológico não são mais consideradas como fazendo parte da Astrologia em si.

O assunto "Signos Cármicos" é um desses casos. Trata-se de uma informação útil para os usos Ocultos de horários e datas astrológicas.

Existe atualmente o que chamam de Astrologia Cármica, e para esta não existem Signos Cármicos, pois tudo seria Cármico.


Na Origem da Astrologia existia uma enfase ao estudo das Estrelas propriamente ditas, tendo-se nelas pontos de referência para o mapeamento do Céu. Eram utilizados 4 pontos de referência básicos estando equidistantes na circunferência do Céu.

Sendo eles: Fomalhaut (A boca do peixe), Antares (Pássaro flamejante), Aldebaran (O olho esquerdo do Touro) e Regulus (O Coração do Leão).

Sendo estas chamadas de "Os 4 Guardiões dos Céus". Estando respectivamente na antiguidade nos Signos de Aquário, Escorpião, Touro e Leão.

Estes 4 Signos é que foram considerados por Ocultistas Astrólogos da antiguidade os Signos Cármicos, sendo todos eles de natureza Fixa, segundo a classificação Astrológica dos Signos.

Neste caso esta classificação possui uma correspondência com as Gunas Indianas, sendo que a qualidade "Fixa" corresponderia a Tamas, que trata daquilo que na natureza já está consumado.

Muito embora existam personalidades para as quais a questão Cármica é vivida de forma mais consciente sendo eles os Signos de Câncer, Leão e Virgem.

Assim também podemos levar em conta certas observações de estudo menos difundido como dos Cometas. Houveram Astrólogos na Antiguidade que consideravam Cometas o prenúncio de catástrofes, podendo entre elas estarem incluídas epidemias.

E atualmente há também Astrólogos discutindo sobre as possíveis influências físicas destes Corpos Celestes, atuando sobre questões como epidemias, como o que tem sido comentado atualmente do caso da Gripe Suína.

Ao meu ver talvez se possa considerar que haja uma influência pela presença física destes Cometas, mas neste caso acredito que a ação incida nos seres humanos e não nos micro-organismos em si.

A presença física nas proximidades da Terra de tais corpos celestes, pode ser "sentida" inconscientemente por pessoas mais sensíveis, de modo a ter alguma influência na sujeição do indivíduo ao contágio, quer seja por uma exposição involuntária, quer seja por um fragilizar das defesas do biológicas.

Isto poderia ser entendido subjetivamente se considerarmos que para uma "aura" expandida do Planeta, o Cometa seria um intrusão estranha, uma contaminação, sendo assim, reproduzir uma situação identica seria uma reação do inconsciente coletivo bastante aceitável.

Em muitos aspectos as bases primitivas da Astrologia estavam na observação do Céu e na conscientização de uma capacidade subjetiva de se identificar com o que esta ao nosso redor, sendo capazes de ver e sentir os movimentos celestes, bem como possíveis "corpos estranhos".

Observando assim correspondências diretas entre o que se percebia do Céu e a nossa realidade Interior, psíquica, emocional, mental e espiritual.



Assista a Vídeos relacionados ao assunto:




 

2 comentários:

  1. Curiosa e desconhecida prá mim esta abordagem, Adonai !! Minha mandala é uma cruz fixa ( asc Touro), o que me deixaria com uma overdose de carmas, não é mesmo ?? rs Sem contar com a planetalha toda na 12 ( cúspide em áries/ sol-áries/marte-touro/mercúrio-touro .... Enfim, uma suruba cármica !! rs)
    Temos de rir prá não chorar, não é mesmo ?? rs
    Não entendo nada de estrelas, nem de cometas, mas é claro que tudo procede sim ! Mas não darei conta de estudá-los nesta vida !! hehe
    Ainda tenho muito com o básico ... rs
    Tb abri um Blog de Astrologia, mas irei a passos de cágado, pra tudo o que me propus nele ! Mas chegarei lá sim !! Adorei o seu, aliás sempre fui fã de sua forma analítica, centrada e rica, na demonstração de seus conhecimentos !! Beijos e parabéns, amigo !!
    Helô

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela consideração e o carinho Helô.

    Também gostei muito de seus blogs e você é muito bem vinda aqui, pois tem muito a acrescentar.

    Algo que os Signos Fixos sempre desenvolvem é a Sabedoria que é alcançada pela observação da Vida, pois estas marcas Astrológicas nos levam a contemplação da realidade ao nosso redor.

    Constatando com isso muitas vezes que nem tudo está ao nosso alcance e nem por isso deveriamos nos desanimar, pois essa limitação é nos faz humanos.

    E são justamente estes, capazes de encarar tais realidades de frente, que encontram forças para rir com tudo isso. eh eh

    Beijos e Obrigado.

    Adonai.

    ResponderExcluir

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.