domingo, 19 de abril de 2009

Evolução Espiritual


Evolução é um conceito que se aplica essencialmente à consciência do indivíduo. Podemos considerar a questão em diversos níveis, sendo que na Natureza este processo se dá sem a ação direta dos Seres, enquanto que na condição Humana esta se dará sempre voluntariamente, pois dependerá exclusivamente das Ações individuais.

O Caminho é sempre solitário, mesmo que possamos estar acompanhados de outras pessoas em diversas etapas deste processo, o desenvolvimento será sempre algo absolutamente particular e estará dependendo de suas próprias iniciativas.

As iniciativas estarão mudando conforme a fase na qual nos encontremos. Estas fases serão reconhecidas se levarmos em conta a Consciência do Indivíduo.

Teremos como ponto de partida nosso Corpo Físico e o quanto somos conscientes deste, pois se observarmos notaremos que boa parte de suas funções biológicas são involuntárias, não temos controle sobre os batimentos cardíacos, digestão ou outras funções essenciais ao funcionamento do Organismo. Deveriamos buscar tomar o controle destas funções? A resposta é simples: Não!

Isto está sendo exposto simplesmente para que nos conscientizemos de nossa condição. Aquilo do que somos Conscientes e voluntários é apenas uma parcela do que somos. Podemos considerar que possuimos dois tipos distintos de Consciência, a de Vigília que utilizamos em nosso cotidiano que se auto-intitula "EU" e Consciência Onírica, que é a Consciência que nos acompanha quando durante o sono e se manifesta em nossos Sonhos ocupando esta mesma função de "EU".

 
O desenvolvimento, como o próprio termo pode esclarecer é um processo pelo qual nos disvencilhamos do que está nos "Envolvendo", isto no que se refere à nossa Consciência.

Sendo assim observamos que estamos envolvidos pelas questões Materiais, sendo que estas Envolvem nossa consciência de Vigília. Enquanto as questões atinentes à realidade Astral, Emocional e Psicológica envolvem nossa Consciência Onírica, que é o princípio ativo que anima nosso Sub-Consciente.

Para nos desenvolvermos da primeira condição teremos de dispor de nossa Força de Vontade, enquanto para a segunda só nos cabe recorrer à Sabedoria de aceitar que as coisas sejam como são.

A princípio a segunda condição poderá nos parecer uma postura passiva, mas esta só é passiva quanto à realidade de nossa Consciência de Vigília, pois consiste em uma postura de Confiança, na qual Confiamos no "Outro", pois esta segunda Consciência (Onírica) é a figura do "Outro", ou o "Não-Eu" em nós. Sendo que cabe à este tomar iniciativas.

Sendo esta fase de desenvolvimento se torna muito mais desafiadora.

Mas o processo não se interrompe ou se conclui ao desenvolvermos estas Consciências, pois ainda assim, nossa Essência, aquele que realmente somos, a presença Lúcida que permeia as duas realidades, que ora acompanha uma, ora outra, este terceiro aspecto é o que chamam de Consciência Espiritual e uma vez estando as outras duas desenvolvidas esta se encontrará desperta iniciando-se assim uma terceira fase no processo.

Esta sequência de desenvolvimento forma o que é conhecido como Processo Iniciático, possuindo assim 3 Graus reais de desenvolvimento, sendo que em cada etapa as diversas Escolas dedicadas a este processo costumam atribuir diversas subdivisões de Graus Simbólicos.

O meios pelos quais se busca este desenvolvimento são vários, mas acabaram sempre tendo como objetivo a conquista das qualidades necessárias para cada uma destas etapas, tais como Força de Vontade e Sabedoria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.