terça-feira, 21 de abril de 2009

2012

 
Este é um tema que tem criado muitas dúvidas atualmente. E várias vezes já fui questionado sobre qual seria minha opinião sobre o assunto.

O que se diz a respeito desta data é por esta ser uma referência de possíveis antigas previsões e profecias sobre eventos cataclísmicos, de fenômenos naturais climáticos, desastres naturais, como igualmente fenômenos humanos, sociais, tais como uma possível 3ª Guerra Mundial, como ainda há aqueles que afirmam ser uma ocasião na qual haveria uma ação de indivíduos de fora de nosso Planeta.

Seja como for as perspectivas tanto pessimistas, quanto otimistas, são absolutamente fantásticas, sendo previsões de transformações definitivas para a Humanidade, tendo os que até acreditam serem eventos que venham a determinar seu fim.

A base para tais considerações foram tomadas a partir do estudo das chamadas "Profecias Maias", tratando-se da interpretação de possíveis registros da previsão de eventos atinentes às datas do "Calendário Maia".

E posteriormente já surgiram aqueles que vieram a interpretar determinados textos de Nostradamus como sendo diretamente relacionados.

Ao meu ver estão havendo alguns equívocos, que se não fossem de caráter tão alarmista não teriam tido tamanha propagação. Existe certas considerações muito simples que já trazem questionamentos razoáveis.

Algo muito simples é se levarmos em consideração como fazemos atualmente nossas "previsões", existe um determinado limite para que possamos prever as coisas, ou seja, não vemos meteorologistas prevendo como estará o clima daqui a 300 anos, nem mesmo Astrólogos, Cartomantes, ou mesmo Economistas e Administradores fazendo projeções de orçamentos para períodos tão longos.

Mas digamos que se tivesse este costume, ainda assim, poderiamos fazer previsões para uma próxima década, para um próximo Século e daqui à um Século estaremos prevendo para o seguinte e assim sucessivamente. Mas, se em algum momento não houver mais quem dê continuidade à este procedimento as previsões irão apenas até determinada data e não haverão outras desta data em diante.

Pois bem, foi isso que ocorreu com as Previsões do Calendário Maia, eles fizeram previsões com uma antecedência absurda de mais de 300 anos, e com o fim da Civilização Maia, não deram continuidade à este trabalho, sendo que suas previsões foram até determinada data que em nosso calendário corresponde ao ano de 2012.

Para os mais impressionáveis, o fato de não haverem mais previsões para após esta data foi um argumento alarmante e irrefutável de que ali haviam previsto o "Fim dos Tempos". Mas seria o caso de se perguntar se seria possível fazer previsões infinitamente, como seria possível registra-las? Não haveria fim para as previsões, qualquer que fosse ele? Se não fosse 2012, não teria que ser em qualquer outra ocasião?

Este já é um fator que retira muito da relevância de tais afirmações. Acrescente-se aí uma tendência sensacionalista a querer ver "o circo pegar fogo", de modo que a tornar as interpretações tendenciosas.

Especialmente pela estrutura da "Escrita" Maia, pois esta é toda ela baseada em Simbolismos, que necessitam serem "Interpretados", da mesma forma as "Profecias de Nostradamus", sendo que este lançou seus escritos em linguage poética e simbólica, cabendo a que o leitor "Interprete" o que está sendo dito. Não há em nenhum dos casos afirmações objetivas.

 
Isto tornaria qualquer argumento inconclusivo, mas existe uma tendência geral a se estabelecer "fim" para tudo, pois nossas mentes não abarcam a infinitude, assim buscam correlacionar os textos Bíblicos, com as diversas Profecias das mais variadas origens, dando interpretações que confirmem mutuamente uma versão Catastrófica de um Final Hollywoodiano para tudo que se conhece atualmente.

Sendo assim, é preciso que se retire algo em torno de 90% do impacto e da abrangência de tudo que foi previsto para 2012, sendo que não será muito diferente de 2009, 2010 ou 2011. As chances de eventos naturais cataclísmicos existem igualmente durante este período como existiram durante os últimos anos.

E quanto a ciclos naturais, em algum momento eles terão de se precipitar, cedo ou tarde, podendo até mesmo ocorrerem no ano de 2012, sem que isso tenha qualquer relação com os seres humanos envolvidos, não sendo um "Sinal dos Céus" para nós Humanos.
 


 

3 comentários:

  1. Procurei sobre o que as pessoas da religião do esoterismo pensavam sobre isso fas tempo. Só achei agora, parabéns pelo blog e pela sua opnião! todos nós temos direitos de opnar. Sou cristão e tenho 2 blogs, sei como um cometário nas postagens feitas ajuda, melhora o animo. Obrigado,

    Jonas

    ResponderExcluir
  2. Quando somos bombardeados pela mídia com "provas irrefutáveis", seja lá do que for, fica perceptível que os meios de comunicação beneficiam-se, ao tempo em que escravizam pelo medo. Se olharmos bem, este fim-do-mundo já vem acontecendo há mais tempo do que percebemos, mas estamos ocupados demais, guerreando...

    ResponderExcluir
  3. Caro José Ignacio, agradeço pelo comentário, concordo com o que diz, pois de certo modo tudo que se vê por aí são manipulações da opinião pública, infelizmente.

    Caro Jonas, também agradeço sua participação e me desculpe não ter lhe respondido antes, na época de seu comentário. De fato a participação das pessoas é muito bem vinda.

    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.