segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe Suína e Outras Epidemias

 
De tempos em tempos somos assombrados com alguma nova ameça biológica. O que está sendo comentado atualmente é a condição do povo Mexicano, tendo de lidar com esta nova variedade viral que foi chamada de Gripe Suína.

O termo é uma referência a certas semelhanças na genética deste novo vírus que atinge humanos com outro já bem conhecido pela Medicina Veterinária que atinge principalmente Suínos.

A rapidez com que certos organismos se proliferam, cria grandes desafios para a Medicina, que busca encontrar soluções antes que o estrago seja grande demais. Cabem aí esforços sociais de governos que nem sempre estão preparados para tais situações e acabam tendo de se preparar emergencialmente.

Epidemias, mais do que problemas de saúde, são problemas que afetam as coletividades, as sociedades, o modo de vida das pessoas, levando povos a reavaliar seus hábitos. Se fala muito no Sobrenatural, enquanto que aquilo que é Natural ainda nos assombra. Nos traz questionamentos e muitas perguntas ficam sem respostas, muito embora a mais comum seja: Por quê?

Natureza nem sempre tem motivos que nos agradem, nem sempre as razões naturais são razoáveis, nem mesmo correspondam aquilo que possamos considerar como sendo lógico, ou racional. As Ciências Convencionais buscam respostas nos efeitos, chamando a uns de efeitos e a outros de causas.


Mas nem sempre encontramos respostas nas reações biológicas, químicas ou genéticas, pois a Natureza é mais ampla que estas realidades.

Quanto à saúde, podemos observar que se nos mantemos em estados psicológicos alterados, vivendo emoções como tristeza, raiva, ansiedade, etc. Acabamos por adoecer, tendo nosso sistema imunológico enfraquecido, por nossa própria mente.
Sendo assim, as doenças começam em nossas mentes antes de se manifestarem fisicamente, mesmo aquelas que sejam adquiridas pela ação de outros seres, como os Vírus e Bactérias, pois nós deixamos "as portas abertas".

No entanto, também não podemos considerar que tais condições não sejam naturais, pois não existe erro na natureza, existe sim uma complexa relação entre criaturas as mais diversas, convivendo entre si, ao que chamam de Ecosistema, sendo que esta é uma realidade muitíssimo mais abrangente do que se costuma considerar, pois inclui a nossa relação com os seres microscópicos.

Vemos que essa relação acaba sempre tem algum nível de impacto nas relações sociais humanas, sendo que refletem padrões de pensamento e de comportamento que determinados grupos tenham em comum. Por vezes nos levando a assumir estilos de vida menos mecânicos, menos automáticos, revendo os próprios hábitos, pois a cristalização do comportamento sim é uma postura anti-natural do ser Humano.


Isto pode ser observado se considerarmos que uma vez que padrões mentais possam nos expor e nos predispor a problemas de Saúde, se torna importante que analisemos o que produz estes padrões anormais de pensamento, ou seja, o que leva alguém a se sentir permanentemente tenso, ou triste, ou ansioso? Sempre por trás encontraremos questões relativas a maneira como aquele indivíduo se relaciona com os demais.

Em muitos aspectos a maioria dos governos do mundo tomam cuidados para que situações como estas não criem pânico, sendo algo absolutamente necessário não apenas pelas razões práticas pelas quais tais medidas são tomadas, mas inclusive como uma medida preventiva de manter algum controle das pessoas sobre seu próprio estado de ânimo, pois justamente os extremismos emocionais é que acabam nos predispondo à contaminação.

Epidemias são já uma manifestação física de uma condição anormal nas relações entre os seres na própria Natureza. Trata-se de um processo Natural, como uma reação da Natureza ao nosso estilo de vida, não como uma punição, mas sim pela própria lei da afinidade, em que semelhante atrai semelhante, a nível invisível passa a haver uma identificação entre o indivíduo e o micro-organismo que vem ao seu encontro.
 


 

3 comentários:

  1. Semelhante atrai semelhante,então somos virus,bactérias...e outras abobrinhas.com?
    São virus criados em laboratórios para matar pessoas inocentes e deixar só pessoas podres neste planeta.Pode ver,só morre gente "limpa",que são frágeis e não se drogam ,crianças,mulheres gravidas e jovens saudáveis no ponto de vista da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo Comentário.

    Realmente nunca teremos certeza de até que ponto não hajam manipulações de culturas destes microorganismos.

    Tal manipulação acabaria sempre ampliando os efeitos destes agentes contaminantes de modo que a que se perca o controle.

    Neste sentido sempre que ocorram manipulações acabaram sendo contraproducentes, pois não há meios para controlar os impulsos naturais destes seres que apenas buscam garantir sua própria sobrevivência.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo o governo tentando prevenir a população do pânico a mídia sempre o causa ,logo a população fica com medo e vangloriando por demais e se deixando atingir pela epidemia!

    Só somos fracos se vangloriarmos e darmos força para o que nos atinge!


    Abraço, o blog está ótimo .. irei ler os outros posts em breve.

    ResponderExcluir

Não havendo requisição em contrário os seus comentários poderão ser publicados sem consulta prévia.